O QUE É IMPORTANTE?
Nesses temos difíceis de pandemia, onde o normal é diferente do que até então vivíamos, resta-nos saber, o que é importante?
No mundo jurídico, tudo que era novo, ficou ainda mais novo, haja vista a perspectiva real de termos de ora em diante, menos contato com os julgadores, sendo certo afirmar que tudo será virtual, e a nosso ver, a justiça que é cega e assim deve sê-lo, para garantia dos jurisdicionados passa a ser também fria, porque por traz do computador, ou aparelho similar que seja utilizado para as transmissões virtuais, sejam das petições e documentos, sejam nas anunciadas audiências tele presenciais, fica a marca da distância física dos que nela se envolvem, mesmo lembrando que atrás das máquinas temos seres humanos que pensam, que sofrem, que choram, que riem, que procuram fazer o seu melhor.
Será isso bom? Será que essa forma de Justiça trará algum alento para os que buscam e esperam longamente por decisões, que demoram mais do que o esperado, o razoável para serem prolatadas? Será que a almejada justiça será feita a tempo e modo que para quem dela se vale!
Importante que se diga que não se está aqui a maldizer o formato utilizado, antes mesmo de vê-lo implementado!
Está-se a dizer, no entanto, que muitas coisas mudaram e as mudanças sempre tiram as pessoas da zona de conforto, e as põe à prova. O novo assusta, amedronta ou encanta!
Devemos refletir que é preciso tentar entender o que é importante a partir do que é realmente importante, isto é o que importa, o que entra para dentro de nós! Nesse particular, a revolução podemos assim chamar, experimentada no Judiciário de ora em diante, com a perspectiva de que em 2021, que está batendo às portas, teremos digitalizado cerca de 9 (nove) milhões de processos físicos, (ou seja, aqueles calhamaços de papéis e documentos), que sempre assustaram os que militam no foro diariamente, desaparecerão!
Pois bem, tudo muda, tudo passa e como espera-se que a pandemia passe o mais rápido possível, cremos ser importante que cada um faça o seu melhor, saindo da zona de conforto, deixando de lado a crítica pela critica, e passemos todos a ver que o mundo normal de ora em diante será muito diferente do que até então vivíamos!
Já encerrando esta pequena reflexão, que serve para visitarmos nossa realidade, dizemos que tudo que nos importa é importante, e nessa hora, o importante é estar vivos e com saúde!