RECEBI UM EMPRÉTIMO CONSIGNADO NÃO SOLICITADO. O QUE FAZER?
Uma situação que afeta diversos aposentados e pensionistas é o aparecimento de crédito extra nas contas em que estes recebem os benefícios.
É comum que o crédito seja derivado de um empréstimo consignando, cujas parcelas serão descontadas diretamente do benefício. Isso sem a devida solicitação por parte do aposentado.
As vítimas deste tipo de situação podem tomar algumas medidas imediatas, tais como:
– Questionar a referida agência, solicitando o contrato do empréstimo e o cancelamento imediato do mesmo, sem qualquer custo adicional
– É possível, ainda, fazer um boletim de ocorrência ou reclamação no Banco Central (Lembre-se de anotar os protocolos)
Com a solicitação de cancelamento feita ao banco, espera-se queo crédito recebido seja imediatamente estornado à instituição, sem qualquer prejuízo para a vítima, cancelando-se também os descontos programados.
Esta prática é considerada abusiva e pode gerar danos morais, a depender das particularidades do caso, sobretudo se a solicitação de cancelamento não for atendida,
A melhor forma de se prevenir contra este tipo de situação é mantendo-se sempre alerta, analisando seu extrato bancário mês a mês, e procurar auxílio jurídico caso encontre uma irregularidade.