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Fiz horas extras em Home Office, como posso prová-las?

O trabalho em Home Office se assemelha ao trabalho presencial, isso significa que as horas devem ser contabilizadas e cumpridas conforme o estipulado no contrato de trabalho.

Além disso, via de regra, as horas devem respeitar o limite de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Se o funcionário ultrapassar essas horas, ele está fazendo hora extra.

As horas extras precisam cumprir alguns requisitos:
– Serem controladas pelo patrão por algum meio, aplicativos por exemplo.
– A hora extra deve ter um valor, no mínimo, 50% maior que o da hora normal.
– O funcionário deve ser notificado com antecedência pelo patrão sobre a necessidade do cumprimento das horas extras.
– Ordinariamente, o limite para horas extras é de 2 horas por dia.

Caso o empregador não respeite essas normas, o funcionário pode entrar com uma ação trabalhista para receber o que lhe é devido. Nestes casos é importante que o funcionário tenha as horas extras documentadas, seja por meio do histórico do aplicativo utilizado pela empresa ou mesmo e-mails, mensagens de texto, depoimento de testemunhas, etc.
Quanto mais provas o funcionário conseguir apresentar melhores são as chances de fazer valer seus direitos. Também é importante consultar um advogado trabalhista para ter seu caso analisado.